Foto: Trato pelo Araújo/Acervo CASAN
Com quase 60% de imóveis vistoriados em São José identificados com problemas na caixa de gordura, a CASAN está reforçando as orientações sobre esse equipamento com a equipe de seu Trato pelo Araújo.
Desde março de 2022, o programa já executou mais de 11 mil vistorias em quase 4.600 imóveis na região da bacia do Rio Araújo. Em mais de 6.800, foi constatado que a caixa de gordura estava ausente ou irregular.
A caixa de gordura é um item fundamental para o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Sua função é prevenir entupimentos causados pela gordura da lavagem de louça ou manipulação de alimentos.
O equipamento funciona por meio da separação física, devido à diferença de densidade da gordura e da água. Por meio do sifão, ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação.
A caixa de gordura deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia ou banheiro. Todas essas orientações são levadas aos moradores por meio da equipe do Trato pelo Araújo.
Caso algum morador tenha dúvidas, a equipe do Trato pelo Araújo pode ser acionada pelo telefone 48 9203-6873, via aplicativo de mensagens. O programa é executado em São José pela empresa JPR Ambiental, com técnicos identificados por uniformes.