NOTÍCIAS

Zoo de Sorocaba tem programação especial para celebrar o Dia da Anta e o Dia da Conservação dos Anfíbios – Agência de Notícias



25 de abril de 2024

11:32

Por: Mariana Campos

 

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão participar, neste domingo (28), das 9h às 13h30, de uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Anta (27 de abril) e o Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios (28 de abril), com exposição e atividades educativas e lúdicas, em frente ao serpentário do Zoo.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros”, além do lazer proporcionado ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Durante a programação especial, os visitantes poderão conhecer mais sobre as antas e sobre os anfíbios em uma exposição, além de contar com oficina de pintura de desenhos, oficina de origami de sapo, carimbo de pegada de anta e as atividades “descubra o que tem na caixa surpresa” e “veja a anta”.

A anta é um animal bastante esperto, que cumpre um papel fundamental ao plantar novas árvores. Isso ocorre por meio de sua alimentação, somente de plantas e frutos, dispersando sementes, principalmente de espécies que possuem frutos grandes, ou seja, que só elas conseguem comer e “semear”. Por esse motivo, as antas são consideradas “jardineiras” das florestas.

No Brasil, existem dois tipos de anta. A anta-comum (Tapirus terrestris) habita quase todo o Brasil e é considerada vulnerável à extinção, em razão da destruição das florestas, da caça e dos atropelamentos em estradas. A outra espécie de anta brasileira, conhecida como anta-pretinha (Tapirus kabomani), foi descoberta em 2013 e habita a Amazônia.

Já o grupo de animais chamado “anfíbios” é composto por sapos, rãs, pererecas, cecílias e salamandras, inclusive axolotes. O Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios foi criado para alertar as pessoas sobre a necessidade de preservação desses animais, que estão muito ameaçados de extinção na natureza. Eles exercem um importante papel como indicadores da qualidade do ambiente onde vivem, além de ajudarem a controlar a quantidade de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Em todo o mundo existem mais de 8.400 tipos diferentes de anfíbios, sendo que cerca 3.300 deles estão correndo o risco de desaparecerem para sempre do nosso planeta. Uma das principais ameaças para estes animais, que tanto nos ajudam a controlar mosquitos e outros insetos, é o aquecimento do nosso planeta. E tudo isso e muito mais pode ser aprendido, de forma lúdica e divertida, durante a programação.

Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. O Zoológico Municipal de Sorocaba está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.