O Governo do Estado ampliou os estudos de viabilidade técnica com o uso de câmeras e sistema de reconhecimento facial em duas cidades da Serra catarinense: Lages e São Joaquim.
A tecnologia entra agora em nova fase de testes, reforçando o apoio às Forças de Segurança na identificação de pessoas com pendências na Justiça.
O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello durante o lançamento oficial da Estação Inverno Santa Catarina, em Lages, no último sábado, 28.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, fala do primeiro teste durante a Festa do Pinhão e ressalta o reforço para a segurança da Serra catarinense:
SONORA
As câmeras em operação nas cidades de Lages e São Joaquim possuem inteligência artificial integrada ao sistema, em que captam os rostos das pessoas que possuem mandados de prisão em aberto.
Quando há uma correspondência positiva, o sistema emite um alerta imediato para a central de monitoramento e a guarnição mais próxima é acionada para realizar a abordagem.
A Estação Inverno reúne uma série de medidas integradas nas áreas do turismo, saúde, infraestrutura e segurança pública, com o objetivo de preparar o estado para receber mais de um milhão de visitantes durante o período mais frio do ano.
Repórter: Marcos Lampert