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CASAN esclarece dúvidas sobre tarifas e ligações de esgoto em Coronel Freitas

Com a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário de Coronel Freitas em pleno funcionamento desde março, a  CASAN está esclarecendo dúvidas dos moradores sobre as tarifas e ligações domiciliares. Já foram autorizadas as ligações em 795 Caixas de Inspeção (CI), totalizando 1023 unidades autônomas cadastradas.

Conforme o chefe da CASAN de Coronel Freitas, Junior Preuss, a dúvida dos usuários é como deve e o que pode ser ligado na rede coletora. A orientação é de que o esgoto do imóvel seja direcionado para a CI instalada pela Companhia em frente ou nos fundos do imóvel. As adaptações internas são responsabilidade do morador. No site da CASAN há orientações detalhadas sobre a ligação de esgoto.

A Caixa de Gordura, instalada dentro do imóvel, é um equipamento obrigatório, e deve ser mantido na saída das pias de cozinha e de churrasqueiras. Outra orientação fundamental é não direcionar a água da chuva para a rede de coleta de esgoto da CASAN. Essa água deve ser direcionada para o meio fio, de onde vai para o Sistema de Drenagem, operado pela Prefeitura Municipal.

Depois de fazer as adaptações internas, que são responsabilidade do proprietário ou morador, o sistema individual de fossa, filtro e sumidouro pode ser desativado. Neste link há orientações sobre a desativação do sistema individual de tratamento.

A agência local também está disponível para auxiliar a população presencialmente, esclarecendo dúvidas e executando os serviços necessários para o bom funcionamento do sistema.

Cobrança pela coleta e tratamento de esgoto

Outra dúvida comum é sobre o valor dos serviços de coleta e tratamento do esgoto. O valor será o mesmo praticado em todos os municípios integrados ao Sistema CASAN e corresponde ao consumo de água. De uma forma simplificada, se o morador paga R$ 40,00 de água, por exemplo, sua tarifa de água e esgoto será de R$ 80,00.

Como a CASAN já autorizou ligações ao Sistema de Esgoto de Coronel Freitas, será iniciada nos próximos meses a cobrança pelos serviços.

Os primeiros pagamentos deverão ser realizados nos meses de maio ou de junho, pois variam de acordo com a data de vencimento do usuário.

A Companhia reforça a importância de que os moradores fiquem atentos às orientações e comunicados enviados nas faturas.

Tarifa Social

Os moradores que se enquadram na Tarifa Social, terão uma cobrança diferenciada. Entre os requisitos para obter esse benefício estão o rendimento familiar até dois salário mínimos e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro. Veja mais informações no site da CASAN.

Informações online
Para receber semanalmente informações sobre o Projeto Socioambiental de Coronel Freitas e os serviços de coleta e tratamento de esgoto, é possível cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://linktr.ee/coronelfreitasses.