NOTÍCIAS

Seinfra recolhe quase 40 toneladas de lixo nas galerias pluviais e orienta população sobre descarte correto

Evitar alagamentos

Seinfra recolhe quase 40 toneladas de lixo nas galerias pluviais e orienta população sobre descarte correto


27/04/2024 |
14:00 |
1

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) recolheu, somente nos três primeiros meses deste ano, quase 40 toneladas de lixo durante os serviços diários de manutenção na rede de galerias pluviais. Com o início do período do chuvoso, a Prefeitura alerta a população sobre a importância do descarte correto de resíduos para evitar alagamentos na cidade.  

De acordo com o chefe de Drenagem da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), Acacyo Daniel, os materiais encontrados durante os serviços de manutenção são diversos. Os mais comuns são plásticos, latas e madeiras. Ele destacou algumas medidas que evitam que o lixo escorra para as galerias.  

“Às vezes, a população, até mesmo sem querer, coloca o lixo na calçada e uma chuva forte acaba levando esses dejetos para as galerias. A forma correta é colocar os resíduos produzidos em casa numa lixeira elevada ou num balde de lixo, além de fazer o descarte no dia correto da coleta”, explicou.  

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, as equipes de manutenção e conservação das galerias de águas pluviais da Seinfra realizaram 878 limpezas de bocas de lobo e caixas coletoras; 51 recuperações e construções de bocas de lobo ou caixas coletoras; 152 tampas de boca de lobo de concreto foram confeccionadas; 43 grelhas colocadas por toda a cidade; 19 tampões de poços de visita foram colocados; além da realização de 27 recuperações de afundamento da rede de drenagem de águas pluviais.  

Serviço – Em caso de necessidade de serviços de desobstrução de galerias em sua rua, o cidadão deve solicitar através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ – ferramenta para dispositivos móveis que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais ágil, segura e sem a necessidade de sair de casa.