NOTÍCIAS

Governo de SP inaugura 1ª Praça da Cidadania no interior, em Hortolândia

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (25) em Hortolândia, na região de Campinas, a primeira unidade do programa Praça da Cidadania no interior paulista. Com espaços de convivência, lazer e esportes, o equipamento conta com uma escola de qualificação profissional e serviços ao cidadão que estimulam o empreendedorismo, geram oportunidades e levam dignidade à população. Agora, são sete Praças da Cidadania em funcionamento em todo o estado.

“Esse é um dos projetos mais bonitos que a gente tem e vai abrir as portas para muita gente. A primeira praça do interior de São Paulo está aqui, em Hortolândia. Esse não é só um local de convívio e lazer. É um local de capacitação de transformação”, afirmou Tarcísio. “Isso é o que tem de mais importante quando se trata de desenvolvimento social, de superação. A gente acolhe, capacita e vai dar a porta de saída. Quantas pessoas vão poder sair da Praça da Cidadania para o mercado de trabalho e o emprego. Vão sair daqui com esperança. Isso é o legal nesse programa, por isso que fazer praça é tão bacana”, acrescentou.

A inauguração também reuniu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, o presidente do Conselho do Fundo Social, Filipe Sabará, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e moradores da região do bairro Jardim Nova América.

A Praça da Cidadania de Hortolândia fica em local de fácil acesso pelo corredor metropolitano de ônibus. O projeto foi implementado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), que elaborou os projetos executivos e gerenciou a obra. O investimento estadual na ação foi de R$ 6,17 milhões.

O equipamento oferece espaços de integração social e esportiva e a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferece cursos de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e serviços ao cidadão.

Inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia

“Essa inauguração reforça o compromisso do Governo do Estado e do Fundo Social de São Paulo com o desenvolvimento social e econômico do estado. Nós sabemos que hoje o mercado de trabalho, além de muito competitivo, está muito exigente. E aqui nesse espaço as pessoas vão encontrar uma qualificação que servirá como ferramenta para a independência financeira. Aqui, as pessoas terão a oportunidade de serem agentes de transformação das próprias vidas”, destacou a presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas.

Com 7 mil m² de área, a Praça da Cidadania de Hortolândia conta com quadra de futebol society, quadra poliesportiva coberta, academia ao ar livre, parquinho infantil, pista de skate, arena ao ar livre, pista de caminhada, área de jogos, pergolado e espaço de descompressão com várias redes.

O prédio da Escola de Qualificação Profissional reúne salas de gastronomia, beleza e bem-estar, esterilização, moda e arte, informática, espaço com serviços para o cidadão, duas salas multiuso, administração, copa, lavanderia, depósito, almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil.

Para mitigar o impacto ambiental, a praça é equipada com jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em LED e pisos semipermeáveis. Já o edifício da Escola de Qualificação Profissional possui um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Com a inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia, já são sete equipamentos em operação no estado. O programa atende aos municípios de Guarulhos, Santo André, Osasco e Itapevi, todos na Grande São Paulo, e também tem duas unidades na capital, nas comunidades de Paraisópolis e Vila da Paz. O Governo de São Paulo também está com sete praças em processo de implantação e outras seis em obras.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap