A enfermagem é uma área de extrema importância na saúde e aumentou muito a procura por profissionais durante e depois da pandemia do Covid 19. Para quem busca informações sobre como ser técnico em enfermagem, já podemos adiantar que uma das opções é fazer o curso técnico enfermagem Senai 2024.
Pensao nisso, preparamos esse artigo para ajudar e esclarecer algumas dúvidas. Confira!
Quem pode fazer um curso técnico em enfermagem?
Toda aquele que gosta de cuidar de pessoas, deseja trabalhar na área da saúde e procura formação mais rápida e mais barata que uma graduação; a enfermagem pode ser uma ótima possibilidade de carreira.
Outro ponto importante a considerar é que maioria das escolas profissionalizantes costumam receber alunos maiores de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Médio.
Qual é o salário de um técnico de enfermagem?
O piso do técnico de enfermagem é de R$ 1.831,57, já a média salarial gira em torno de R$ 3.100 por mês, mas pode variar de acordo com a empresa e o estado em que a pessoa trabalha.
Experiência, carga horária e a forma de atuação, como CLT ou concurso, também costumam interferir na remuneração dos profissionais.
Como ser técnico de enfermagem?
Para se tornar um técnico de enfermagem é preciso ter a formação em curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Além disso, ao concluir os estudos, o novo profissional deve fazer a inscrição no Coren (Conselho Regional de Enfermagem) da região em que reside. Essa solicitação costuma ser simples. Levando documentos pessoais e o diploma já é possível dar entrada.
Vale ressaltar que pode haver outros requisitos para o registro no Coren, sendo necessário checar com o órgão competente antes.
Como funciona o curso de formação técnica em enfermagem?
Quem opta por fazer um curso técnico em enfermagem estuda cerca de dois anos, com carga horária por volta de 1800 horas. São 4 semestres que correspondem a metade do tempo de uma graduação superior, que é mais abrangente.
Durante a formação nesses 24meses, os alunos se dividem entre disciplinas teóricas, aulas práticas e estágio. Na teoria é estudado fisiologia, anatomia, farmacologia, microbiologia, atendimento humanizado, entre outras aprendizagens.
Além de disso, é obrigatório fazer estágio supervisionado de aproximadamente 600 horas. Geralmente esse treinamento é realizado em hospitais e postos de saúde.
O que faz um técnico de enfermagem?
Um técnico de enfermagem aprende a desempenhar diversas funções e suas responsabilidades podem variar, mas geralmente incluem:
- Administrar medicamentos prescritos;
- Fazer registros e observações sobre os tratamentos administrados;
- Vacinar pacientes;
- Prestar assistência e monitoramento dos pacientes;
- Coletar amostras para exames laboratoriais;
- Auxiliar em curativos e outras intervenções juntamento com um enfermeiro;
- Realizar os cuidados que antecedem uma operação e também os pós-cirúrgicos;
- Preparar os equipamentos que serão utilizados;
- Prestar os primeiros socorros.
Locais em que o profissional técnico em enfermagem está apto a atuar
Um técnico de enfermagem é capacitado para atuar em vários ambientes de saúde e alguns dos locais em que esses profissionais estão aptos a trabalhar incluem:
- Hospitais: trabalham em diferentes departamentos, como unidades de emergência, terapia intensiva e enfermarias no geral;
- Clínicas médicas e consultórios: auxiliando em exames, administrando medicamentos e fornecendo cuidados básicos;
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): técnicos em enfermagem podem fazer parte de equipes que prestam cuidados primários e de prevenção em postos de saúde;
- Laboratórios de análises clínicas: coletam amostras de pacientes e ajudam na realização de testes diagnósticos;
- Asilos e casas de repouso: desempenham um papel crucial no cuidado de idosos, fazendo a administração de medicamentos e no monitoramento da saúde;
- Centros de reabilitação: nesses locais, os técnicos em enfermagem auxiliam na recuperação de pacientes que passaram por cirurgias ou estão se recuperando de lesões;
- Atendimento domiciliar: alguns técnicos trabalham em serviços de atendimento domiciliar para pacientes que precisam monitoramento;
- Empresas e indústrias: contratados para realizar primeiros socorros, exames médicos ocupacionais e promover a saúde dos funcionários;
- Resgate e emergência: enfermeiros técnicos podem trabalhar em serviços de resgate e emergência, como ambulâncias, prestando atendimento imediato a pessoas em situações de urgência.
Como vimos, o investimento nos estudos e na prática da profissão é o melhor caminho para se tornar um técnico de enfermagem. Há diferentes locais de trabalho e maneiras de se graduar. Aproveite e entre no Site do Senai para ver como é o curso técnico da área por lá.