NOTÍCIAS

Crescimento do Porto de São Francisco em 2024 é apresentado a secretário nacional em evento em SP

O aumento de 20% na movimentação de carga do Porto de São Francisco do Sul nos dois primeiros meses de 2024 foi a principal pauta da visita do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, ao estande do terminal portuário catarinense, na Feira Intermodal, em São Paulo.

Ele foi recebido pelo presidente do Porto, Cleverton Vieira, que mostrou que em janeiro e fevereiro deste ano foram movimentadas 2,9 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 28% com relação ao mesmo período de 2023 (2,3 milhões de toneladas). Ávila se mostrou entusiasmado com o constante crescimento do porto catarinense no ano passado (+33%) e também neste início de 2024.

O representante da União parabenizou a diretoria do Porto de São Francisco e se colocou à disposição para contribuir nas ações que são de competência do governo federal para colaborar com o terminal portuário do Norte de SC.

“É uma honra receber a visita do secretário nacional de Portos, porque mostra que cada dia mais São Francisco está se consolidando como um dos portos mais importantes do cenário logístico nacional”, disse Vieira, lembrando que no ano passado, o Porto passou do 9º para o 7º lugar entre os portos públicos do Brasil, além de se transformar no maior porto de Santa Catarina. “Em 2023, ainda batemos o recorde histórico na movimentação de cargas, alcançando 16,8 milhões de toneladas, 33% a mais do que no ano anterior”.

Jornada de reuniões e negócios

O primeiro dia de São Francisco na Feira Intermodal foi marcado também por reuniões institucionais. O presidente Vieira se encontrou com a equipe de gestão da Infra SA, encarregada de produzir o Plano Mestre do Porto. Objetivo foi alinhar e ultimar detalhes operacionais que definirão o texto final do Plano que será colocado em consulta pública nos próximos meses.

Estiveram presentes o diretor de Planejamento da Infra, Cristiano Della Giustina, e o superintendente de Planejamento e Estudos de Transportes, Daniel Vianna. Infra é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério dos Transportes.

A Associação Comercial de São Francisco do Sul também marcou presença no estande do Porto na Intermodal: Flavianne Gonçalves (presidente do Núcleo de Comércio Exterior) e Michele Machado (secretária do Núcleo) estão representando a entidade, que participa pela primeira vez do evento.

Maior feira das Américas

A Intermodal é o maior e mais completo evento das Américas do setor de transporte de carga, logística e comércio exterior.

A Intermodal, este ano, conta com mais de 500 marcas expositoras, abrangendo todos os modais de transporte, oferecendo soluções para toda a cadeia logística. Já o Interlog Summit, evento paralelo dentro da Intermodal, discutirá logística com 90 palestrantes e centenas de congressistas.

A abertura da Intermodal, nesta terça-feira, 5, contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton – Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
Redes sociais: @portodesaofranciscodosul