NOTÍCIAS

Estação Verão: Saúde intensifica os atendimentos no Litoral catarinense com investimentos de R$ 4,7 milhões – ACN

O Governo do Estado lançou, em dezembro, a Estação Verão 2023/2024, um pacote de ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos durante a temporada. A Secretaria de Estado da Saúde por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está envolvida na iniciativa e organizou suas equipes para prestar melhor atendimento aos turistas e à população local, um investimento de mais de R$ 4,7 milhões.

Durante o verão, um dos destinos mais procurados pelos turistas é o litoral catarinense. A população flutuante quase quadruplica, principalmente na região da Foz do Rio Itajaí. Para reforçar o atendimento, o Samu de Itapema conta com mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por enfermeiro, condutor socorrista e médico, que prestará o serviço até 20 de março de 2024. Além disso, no mesmo período, a Central de Regulação de Urgências da macrorregião, conta com mais quatro médicos reguladores.

Ainda para expandir a cobertura do Samu no Litoral, a Secretaria de Estado da Saúde inaugurou, em dezembro, uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) em Navegantes. O investimento amplia o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas.

“Essa é a 27ª USA a entrar em operação. Com isso, a região tem à disposição quatro USAs: uma em Balneário Camboriú, em Itajaí, em Itapema e a unidade de Navegantes”, informa Dionisio Medeiros, diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel.

O Governo do Estado está investindo em equipamentos de saúde eficientes e cada vez mais próximos de onde a população precisa. “Mas é importante que a população fique atenta e faça a sua parte. Sempre procurar agir com cautela, evitando situações de risco que comprometam o bem-estar. Nossos profissionais estão preparados para atender ou orientar, acolhendo os chamados de emergências por meio do telefone 192”, destaca Marcos Antônio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.