NOTÍCIAS

Batalhão dos Bombeiros Militares de Criciúma forma quase três mil crianças no Projeto Golfinho – ACN

Pela primeira vez o 4° Batalhão dos Bombeiros Militar de Criciúma (4° BBM) realizou o Projeto Golfinho nas 25 cidades pertencentes à corporação.
A ação formou ao todo 2988 crianças, conscientizando os pequenos sobre os cuidados que devem ser tomados em ambientes aquáticos.

A iniciativa tem como foco a prevenção, já que considerando o número de acidentes ligados aos banhos de mar, piscinas e rios, o afogamento é a maior causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos de idade e a terceira maior em crianças de 5 a 14 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

De acordo com o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, com a chegada do verão, o número de afogamentos tende a subir e esse projeto ajuda a aumentar a rede de prevenção.

Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, o projeto formou crianças das turmas de 4° ano, em mais de 50 escolas, divididas entre os municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Região Carbonífera (Amrec).

Neste ano a ação já encerrou nas escolas, mas a expectativa é que continue em 2024. O projeto deve se manter em todas as cidades das duas regiões.

Durante a Operação Veraneio, a ação vai ser realizada nas cinco praias monitoradas pelo batalhão: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.

O cronograma do projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais @cbmsc.criciuma e @cbmsc.amesc ou junto aos postos de guarda-vidas.

Repórter: Kenia Casagrande