NOTÍCIAS

Prefeitura de Nova Iguaçu planta mais de 200 mudas de árvores na Serra do Vulcão

Prefeitura de Nova Iguaçu planta mais de 200 mudas de árvores na Serra do Vulcão




Mais de 200 mudas de árvores, como pau-ferro, pau-cigarra, angico, embaúba, grumixama, pitanga, todas espécies nativas da Mata Atlântica, foram plantadas na manhã deste domingo (3), na Serra do Vulcão. A ação aconteceu durante o projeto “Eles queimam, nós plantamos”, do Instituto Ambiental e Ecoturismo (EAE), apoiado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, que visa o reflorestamento na região.  Desde 2017, já foram plantadas aproximadamente 70 mil mudas na cidade, sendo mais de três mil em 2023.

“Com o agravamento das mudanças climáticas, esse plantio é importante para o equilíbrio do clima na nossa cidade. Hoje plantamos esperança para que as pessoas tenham consciência da preservação ambiental para o bem de todos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Edgar Martins. “Uma amostra disso é o crescimento na participação dos voluntários no projeto. Com isso, estamos diminuindo as queimadas, que tiveram seu pico em 2020 e 2021, quando destruiu cerca de 300 hectares. Este ano, as queimadas consumiram aproximadamente 100 hectares, e, com a população consciente de seu papel de fiscalização e de atuação no reflorestamento, ajudando também a denunciar, vamos conseguir reduzir ainda mais as queimadas”, contou Edgar, destacando também a atuação dos agentes da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu.

Morador de Belford Roxo, o músico William Seabra, de 36 anos, participou do plantio de mudas de árvores pela primeira vez. Ele disse que a experiência foi única, e, no próximo evento, vai voltar com a família.

“Estou colaborando um pouquinho com o reflorestamento e preservação do meio ambiente. Quando venho à Serra, vejo alguns pontos devastados pela queimada provocada pelo homem. Isso aqui também é um trabalho de conscientização. Na próxima edição vou trazer meu filho e estimular o plantio para que outras pessoas também deixem um legado para gerações futuras”, garantiu.