NOTÍCIAS

Aeromédico do SAMU realiza maior distância acionada pelo serviço em sua história – ACN

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio do transporte aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com a colaboração do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, realizou a missão de repatriamento mais extensa de sua história.

No período de 19 a 20 de outubro, a equipe percorreu a distância de cerca de 8 mil quilômetros para buscar um paciente catarinense de 50 anos que estava hospitalizado em Senador José Porfírio, no Pará. O paciente havia sofrido um traumatismo cranioencefálico após uma queda e recebeu os cuidados necessários na cidade.

Depois de apresentar quadro estável e condições adequadas para o transporte, ele foi repatriado e levado para o Hospital de Joaçaba, em Santa Catarina.

“Este tipo de serviço além de proporcionar um retorno ágil do paciente ao Estado de origem, favorece e facilita o vínculo com seus familiares, fator de grande importância para uma boa recuperação”, considera o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Medeiros.