NOTÍCIAS

Detran-BA leva cerca de mil crianças ao cinema e forma multiplicadores em educação para o trânsito

Foto: Itailuan dos Anjos

O mês é todo delas. Em alusão ao Dia das Crianças e com o foco na educação e formação social para um trânsito melhor, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Parque Shopping Bahia, proporcionou sessões de cinema para quase 1000 crianças da rede municipal de ensino. Trata-se do programa Ovinhos no Trânsito, que fica aberto ao público, gratuitamente, no shopping, até o domingo (8), no piso L2.

O Programa tem o desafio de contribuir para a redução do número de mortes e lesões no trânsito até 2030, levando a educação para outro nível de discussão dentro das famílias. Com uma série de seis filmes educativos, de forma lúdica e divertida, traz um conteúdo sobre segurança no trânsito pensado através do olhar da criança e que também funciona como instrumento de reflexão e aprendizado para os pais/responsáveis. Os vídeos também ficam disponíveis nas redes sociais e site do Detran (www.detran.ba.gov.br).

Atentos à telona, a criançada assistiu e interagiu aos filmes com muita animação. “Em cada escola que nós temos acompanhado e hoje, aqui no cinema, podemos dizer que estamos muito felizes com o resultado desse projeto. São essas crianças que vão aprender e levar para suas casas as boas práticas no trânsito. O nosso objetivo é salvar o maior número de vidas possível e tentar zerar o número de sinistros. O programa Ovinhos no Trânsito trará resultados a longo prazo”, garantiu o diretor-geral do Detran-Ba, Rodrigo Pimentel.

Dados comprovam que 80% das famílias têm seu comportamento impactado pela vontade das crianças na primeira infância, segundo pesquisa do Procon/SP-USP. Segundo o coordenador de segurança e educação para o trânsito do departamento, Smith Neto, a ideia é levar esse projeto para toda Bahia. “Essa é uma orientação do governador Jerônimo Rodrigues, através do nosso diretor-geral para que possamos entregar esse projeto no maior número de municípios do estado. Levar educação é a garantia de que estaremos trabalhando para salvar vidas”, concluiu.

As sessões também contaram com a presença da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do chefe de gabinete do Detran-BA, Lucas Machado, representantes do trânsito da cidade de Lauro de Freitas, professores e pedagogos.

Fonte: Ascom/Detran-BA