Etapas locais ocorrem dia 20 de junho e a grande final, em São José do Rio Preto, nos dias 25 e 26 de setembro
Estão abertas até 8 de junho as inscrições de equipes para a IX Maratona de Programação InterIF, competição do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que estimula a aprendizagem por meio da resolução colaborativa de problemas de programação. A participação deve ser confirmada por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela organização do evento.
As equipes inscritas representarão os campi do IFSP na maratona. Após o período de inscrições, os times disputam a fase local, programada para 20 de junho, em seus respectivos campi. Na edição deste ano, a final será realizada no Campus São José do Rio Preto, nos dias 25 e 26 de setembro.
De acordo com o regulamento, cada equipe deve deve ser composta por três estudantes e atender aos critérios estabelecidos pela organização e aos procedimentos definidos para participação. Cabe aos campi coordenar a etapa local e encaminhar os times classificados para a fase final da competição. Confira os campi inscritos e o servidor representante local.
InterIF
A Maratona de Programação InterIF é destinada a estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, técnicos integrados ao ensino médio e de graduação do IFSP. Em 2026, o evento chega à sua nona edição.
A competição é dividida em duas fases e segue o modelo clássico de maratonas de programação: equipes compostas por três alunos trabalham em conjunto, utilizando um único computador, para solucionar o maior número possível de problemas dentro do tempo estipulado.
Durante a prova, as equipes aplicam conhecimentos de lógica, algoritmos e programação. Cada grupo conta com o apoio de um professor do campus, que atua como coach. A classificação é definida pelo número de questões resolvidas e, em caso de empate, pelo tempo de execução e pela quantidade de submissões incorretas. As respostas são avaliadas por um juiz eletrônico, que compara o resultado enviado ao esperado.
Mais informações e atualizações sobre o IX InterIF estão disponíveis na página da competição www.ifsp.edu.br/interif.
