NOTÍCIAS

Casan executa nova etapa da travessia de tubulação de rede coletora de esgoto na SC-401

Fotos: Divulgação / Casan

A Casan está executando uma nova obra de implantação de tubulações de rede coletora de esgoto com travessia por baixo da Rodovia José Carlos Daux (SC-401), no bairro João Paulo, em Florianópolis. As obras estão sendo feitas com tecnologia de método não destrutivo, isto é, sem a necessidade de abertura das valas e destruição de pavimentação, entretanto, vão causar interferência em dois pontos entre a Rodovia José Carlos Daux (SC-401), na R. Horácio Ferreira no João Paulo e Vila Ivan Matos no Itacorubi. As obras serão realizadas em período noturno para atenuar possíveis impactos no trânsito, com início previsto para às 19h e finalização às 5h.

Na Vila Ivan Matos, rua que dá acesso ao elevado do João Paulo, haverá interferência no trânsito apenas durante a noite, com bloqueio parcial da via para o posicionamento das máquinas de apoio e circulação de veículos em meia pista. É importante que os motoristas tenham cuidado ao acessar a via e tenham atenção à sinalização. De manhã e à tarde, o trânsito segue sem interferência.

No outro lado da SC, na Rua Horácio Ferreira, no João Paulo, próximo ao hospital SOS Cárdio, a interferência acontece no terreno utilizado como estacionamento localizado na entrada da via. O terreno ficará temporariamente indisponível devido à necessidade de posicionamento da perfuratriz, por isso, os motoristas deverão deixar o local liberado, estacionando o veículo em vias próximas para não prejudicar o trabalho das equipes de obra. O acesso à rua também poderá ser impactado devido à movimentação de máquinas de apoio. A conclusão das obras deve ocorrer em cinco dias, com a possibilidade de alteração devido às condições do clima e do solo.

A implantação das tubulações por método não destrutivo são indicadas para locais de grande mobilidade para reduzir o impacto das obras no trânsito e possibilitar que o trabalho seja executado em menos tempo. A perfuratriz é transportada até o local de implantação das tubulações subterrâneas e executa perfurações horizontais direcionadas abaixo dos locais de interferência, como cruzamentos de pistas, rios ou canais de drenagem.

O sistema de esgotamento sanitário em implantação na região vai beneficiar cerca de 33 mil moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. A implantação da infraestrutura na região tem investimento de R$ 196 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Ligações à rede ainda não estão autorizadas

A Casan reforça que as ligações domiciliares ao sistema de esgotamento ainda não estão autorizadas. O proprietário da residência deverá esperar a autorização oficial da companhia que será amplamente divulgada nas redes sociais, fatura de água e visitas de agentes do programa socioambiental. As ligações domiciliares feitas antes da conclusão do sistema podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.

Dúvidas e informações

A Casan disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de Whatsapp (48) 991545691.

O post Casan executa nova etapa da travessia de tubulação de rede coletora de esgoto na SC-401 apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.