Foto: Márcio Henrique Martins / FCC
Estarão abertas, de 19 de fevereiro a 9 de março, as inscrições para as turmas de iniciação à arte da Xilogravura, que fazem parte da Oficina de Gravura oferecida gratuitamente pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC). As inscrições serão feitas diretamente no ateliê da gravura, na sala 9 das Oficinas de Arte do CIC, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-2555 (recepção CIC) e 3664-2649 (oficina). Para a pré-seleção de novos alunos, é essencial ter experiência em desenho e ilustração, comprovada na entrevista para concorrer à vaga.
As aulas começam no dia 16 de março para as três turmas, que terão encontros às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30. A oficina é ministrada pelo professor Carlos Roberto N. de Oliveira (Bebeto) e serão oferecidas 12 vagas por turma, voltadas a artistas, estudantes de artes, estudantes de escolas públicas em geral, com idade mínima de 13 anos.
Ementa do curso
A técnica da Gravura. Conhecimento e uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos técnicos e plásticos. Exercícios abordando técnicas de gravação, tiragem de cópias. Representações gráficas em gravura. Uso de material específico no preparo da gravura. Gravura preto e branco. Gravura em cores. Uso de várias técnicas de gravura.
Pré-requisitos
Para participar da oficina é necessário passar por uma entrevista com o professor, apresentando trabalhos e desenhos feitos anteriormente pelo interessado. É obrigatório ter noções básicas de desenho, composição e criação, que através de uma entrevista inicial irá apresentar sua produção e proposta de pesquisa.
Objetivo Geral
Ampliar o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa histórica, técnica e plástica.
Objetivos específicos
1ª Unidade
Pesquisar o histórico da gravura.
Conhecer equipamentos e instrumentos.
2ª Unidade
Promover o conhecimento do processo
e diferentes técnicas da pesquisa de materiais.
3ª Unidade
Oportunizar a pesquisa de materiais alternativos.
4ª Unidade
Desenvolver gravuras explorando os elementos visuais
em ênfase à pesquisa de cores e texturas.
Materiais individuais exigidos para os novos alunos
1. Conjunto de Ferramentas:
– Goivas para Xilogravura
Caixa de ferramentas Sakura (5) ou Sinoart (6)
2. Blocos de Papel:
– 2 blocos Canson A3 200g ou 180g
3. Materiais de consumo do atelier que são comprados coletivamente e divididos
entre os alunos: – Tintas, Papel Jornal, Água-raz, Tinner, Álcool e estopas.
4. É necessário uso de avental e roupas para trabalho com tintas.
5. Trazer Desenhos, Fotos, Ilustrações e Composições para seus Exercícios.
