Ícone do site FOLHA CENTRO-SUL

Projeto Somos Capazes da Funjope é referência para a realização da ‘Estação Azul’ em Guarabira

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está ampliando o alcance do projeto Somos Capazes, com a Tardezinha Inclusiva. Neste sábado (20), o evento chegou ao município de Guarabira com a ‘Estação Azul’, reunindo, no Parque da Estação, mais de 300 pessoas numa tarde de brincadeiras, música e inclusão por meio da arte e da cultura.

“É uma alegria toda especial poder trazer essa experiência de sucesso que é a nossa Tardezinha Inclusiva que já realizamos em João Pessoa há quatro anos e seis meses. Agora, por inspiração do nosso prefeito Cícero Lucena, estamos levando para outros municípios e aqui em Guarabira foi um sucesso pleno”, iniciou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destacou que as famílias e as crianças autistas se integraram num ambiente muito agradável – o Parque da Estação. “A prefeita Léa Toscano acolheu a nossa ideia, o nosso conceito, envolveu a sua equipe de gestão com as Secretarias de Saúde, de Educação, Serviço Social, Comunicação, Cultura e Turismo, todos integrados para realizarmos essa festa linda com as crianças autistas no Dia Nacional de Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência. Isso é muito importante para todos nós. Hoje também marca o momento em que a Prefeitura de Guarabira instala a sua política de inclusão social pela arte e pela cultura. Fico muito feliz e agradeço demais a toda a equipe”.

A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, afirmou que o evento foi um sucesso. “Eu estou muito feliz, muito realizada. Eu estava conversando com o secretário que queremos fazer mais vezes o evento aqui em Guarabira. A Funjope foi primordial para que esse evento pudesse vir para cá. Se não fosse a Funjope, não teríamos um momento tão belo como tivemos hoje. Foi a primeira festa que aconteceu aqui e está mostrando a receptividade do povo. Quero parabenizar e agradecer ao pessoal da Funjope”, declarou.

Léa Toscano também destacou a importância do trabalho em conjunto. “Pode ter certeza de que vamos fazer muitas parcerias a partir dessa experiência. É muito bom quando a gente tem alguém que tem amor, carinho e dedicação por essas crianças e nada mais justo do que trazer para Guarabira, porque o meu coração é imenso para elas também. Estou impressionada”, acrescentou.

Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), também ficou feliz com o sucesso do evento. “Aqui foi um espetáculo, todo mundo feliz. O evento superou as expectativas de público. Os autistas brincaram, cantaram, uma festa de tamanha lindeza, todo mundo muito satisfeito. E o mais importante nós conquistamos, que é a confiança das famílias. É o resultado da união de muitas secretarias e a vontade da prefeita Léa Toscano. Eu estou muito feliz e emocionada”, afirmou.

Sair da versão mobile