Ícone do site FOLHA CENTRO-SUL

Prefeitura oferece microcrédito especial para mulheres vítimas de violência doméstica e inscrições já estão abertas

Mulheres em situação de violência doméstica na Capital paraibana agora têm à disposição uma linha especial de microcrédito para conquistar autonomia financeira. A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta sexta-feira (19), o edital ‘Elas Podem’, que integra o programa ‘Eu Posso’, e será conduzido em parceria pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM). As inscrições já estão abertas e seguem até 15 de novembro.

Em solenidade de abertura do edital, o prefeito em exercício Leo Bezerra destacou que o projeto nasce de uma pauta debatida entre a gestão e as secretarias envolvidas, e agora se concretiza como um instrumento oficial de valorização da mulher vítima de violência. “O foco é promover emancipação, autonomia e oportunidades de geração de emprego e renda para esse público que tanto precisa de um olhar diferenciado da sociedade”, ressaltou.

A secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres, Juliana Dantas, destacou o empenho dos servidores de ambas as secretarias na elaboração do projeto. Segundo ela, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar vivem condições muito particulares, o que exige atenção e cuidado redobrados na formulação de políticas públicas.

“A dependência financeira é um dos fatores que mantém muitas mulheres presas em ciclos de violência, e, por isso, oferecer alternativas de autonomia econômica é fundamental para possibilitar a ruptura com essa realidade”, comentou.

O secretário da Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias, reafirmou que uma das formas mais graves de violência contra a mulher é a financeira. “Ao oferecer caminhos para independência econômica, o programa representa um ‘grito de liberdade’. Maria da Penha já dizia que a vida começa quando a violência acaba e é esse o objetivo maior da Prefeitura com o lançamento do ‘Elas Podem’”, ressaltou.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco, destacou ainda que o edital se trata de uma política pública estratégica, que vai além do crédito, pois envolve orientação, capacitação e até mesmo a formalização de negócios.

“O programa busca romper ciclos de dependência e vulnerabilidade, transformando essas mulheres em protagonistas da geração de renda para suas famílias. Essa iniciativa se soma a outras políticas da Prefeitura de João Pessoa, que já têm colocado a cidade em evidência na geração de emprego e renda de maneira crescente e eficiente”, comentou.

Sobre o ‘Elas Podem’ – O objetivo do edital é promover autonomia econômica de mulheres assistidas pela SPPM, por meio de qualificação profissional, empreendedorismo e geração de renda.

Quem pode participar: mulheres assistidas pela SPPM, residentes em João Pessoa, em situação de violência doméstica.

Valores do crédito:

Até R$ 10 mil (pessoa física);

Até R$ 20 mil (pessoa jurídica – MEI/ME).

Condições de pagamento:

Até 24 parcelas, com até 6 meses de carência (capital fixo/misto);

Até 12 parcelas, sem carência (capital de giro).

Inscrições – De 19 de setembro a 15 de novembro de 2025

Etapas – Inscrição presencial, entrega de documentos, capacitação obrigatória, plano de negócios, visita técnica, análise de crédito, resultado, liberação do valor e acompanhamento pós-crédito.

Mais informações: euposso.joaopessoa.pb.gov.br

Sair da versão mobile