NOTÍCIAS

Secretaria de Educação realiza campeonato de xadrez e homenageia enxadrista Francisco Cavalcanti

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, nesta quinta-feira (28), do I Campeonato de Xadrez Estudantil realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio do Departamento de Programas Integradores (DPI), em alusão ao ‘(A)gosto do Estudante’. A competição aconteceu no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira VIII.

O campeonato contou com a participação de 85 alunos de 16 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O torneio foi dividido em duas categorias: alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, masculino e feminino.

“Todos os alunos foram vencedores, todos foram medalhistas. O I Campeonato de Xadrez Estudantil teve como propósito estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes e das estudantes por meio da prática do xadrez. A iniciativa buscou valorizar o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, o respeito às regras e o espírito esportivo, favorecendo um ambiente de convivência e aprendizado”, explicou o chefe da Divisão de Diversidade Curricular da Secretaria de Educação, professor doutor Lucian Souza da Silva.

Os alunos e professores deram uma pausa durante as partidas para prestaram uma homenagem, em forma de Cordel, ao enxadrista Francisco Cavalcanti (in memoriam), que, por muitos anos, foi coordenador do Projeto Xadrez Escolar na Rede de Ensino.

“Alegria em estar participando aqui desse campeonato de xadrez e agradecer ao eterno professor Chiquinho, que infelizmente nos deixou esse ano”, disse o aluno da Escola Municipal Ativa Integral Radegundis Feitosa Nunes, Wesley Gean.

Quem também participou da competição foi a aluna do Fundamental I, da Escola Municipal Ana Nery, Lays Vitória. “Eu estava meio nervosa, meu coração bateu mais forte, mas eu consegui. Foi uma grande alegria. Eu fico treinando com o meu professor Jairo Henrique para melhorar o meu desempenho”, disse com alegria.

Participaram alunos das seguintes escolas: Ana Nery, Anayde Beiriz, Apolônio Sales, Aruanda, Bilíngue Dom Marcelo Pinto, Castro Alves, Cônego João de Deus, Fernandes Vieira, Índio Piragibe, Instituto dos Cegos, João Santa Cruz, José Américo, Leonel Brizola, Leônidas Santiago, Radegundis Feitosa e Santa Ângela.