NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba realiza palestra para servidoras sobre prevenção ao câncer de mama – Agência de Notícias



18 de outubro de 2024

15:26

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, nesta sexta-feira (18), palestra direcionada às funcionárias da autarquia, no auditório do Centro Operacional. O tema abordado foi a prevenção ao câncer de mama, iniciativa em alusão ao mês da campanha Outubro Rosa.

A atividade é uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos do Saae/Sorocaba e contou com a colaboração das convidadas, a médica ginecologista e obstetra Naiara Fumagalli Wey e a advogada Mariana Pedroso Wey, especialista em direito médico e da saúde. O intuito foi mostrar e esclarecer o que é o câncer de mama e sua origem, além de abordar a importância da prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento, bem como legislação e direitos das pacientes.

Cerca de 50 servidoras e estagiárias, das diretorias Administrativa-Financeira, Compras e Suprimentos, Engenharia, Empreendimentos e Projetos, Operacionais de Água, Esgoto e de Infraestrutura e Logística, participaram do evento.

Aproveitando o mês em que o trabalho sobre a conscientização do câncer de mama está em evidência, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a que mais provoca óbitos entre as mulheres no Brasil, o Saae/Sorocaba trouxe essa palestra para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e sobre os primeiros sinais do câncer que, se diagnosticado precocemente e tratado, tem elevadas as chances de cura, informa a direção da autarquia.

Além da apresentação, materiais informativos a respeito do tema foram distribuídos às participantes e dicas de prevenção foram transmitidas, como a escolha de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, a realização de exames preventivos, além da diminuição ou ausência da ingestão de bebidas alcoólicas.

Também houve orientação de como realizar o autoexame, que não substitui o de mamografia, mas auxilia de forma importante na prevenção. Isso porque, se o câncer de mama for diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é de 95% e, por essa razão, a verificação é de extrema importância.

Ainda, em outro ambiente, também como parte da programação do evento, foram promovidos cuidados estéticos às participantes, proporcionados gratuitamente em parceria por empresa que atua no ramo.