NOTÍCIAS

Coaves Kids tem encontro gratuito no Parque da Água Vermelha no dia 4 de maio – Agência de Notícias

Foto: Alexandre Franchin/Coaves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) realizarão, no dia 4 de maio (sábado), a partir das 8h, o encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Crianças de seis anos ou mais terão a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre o tema “Os ninhos das aves de Sorocaba”.

A ação de Educação Ambiental é realizada mensalmente e tem como intuito reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico. Essa é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximá-las da biodiversidade existente na cidade, em que as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

No encontro, as crianças terão a oportunidade de fazer uma “passarinhada” pelas trilhas do Parque da Água Vermelha e, durante o percurso, conhecer algumas espécies que vivem no local e observar seus vestígios, como os ninhos, que são produzidos com materiais que elas encontram na própria natureza, como pequenos gravetos, penas de outras aves, folhas secas, entre outros.

Em seguida, elas participarão de um bate-papo com o integrante do Coaves, Marcos Antonio Leonetti, que é especialista em ninhos, e conhecer a sua exposição de ninhos de aves urbanas. Para finalizar, as crianças vão escolher uma das espécies que vivem hoje no Parque da Água Vermelha, como o joão-de-barro, a cambacica e o sabiá-barranco, para, de forma lúdica, ter a experiência de ser uma ave e construir o seu próprio ninho.

Segundo informações da Sema, o ideal é que as crianças vistam roupas discretas (em tons neutros, para não “espantar” as aves com cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné, protetor solar e repelente. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique.

Crianças que desejam participar do Coaves Kids, pela primeira vez, poderão se inscrever no dia da atividade, com preenchimento da ficha cadastral. O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99179-2547.