NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba divulga programação gratuita de férias nos parques no mês de janeiro – Noticias

Pais e filhos já podem se preparar para a programação gratuita de férias, que ocorrerá, no mês de janeiro, em quatro parques de Sorocaba: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O objetivo é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e seus familiares um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre. Cada parque terá uma programação voltada a uma determinada faixa etária, com temas e propostas diferentes.

A ideia é proporcionar a todos um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertem para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3219-2280.

 

Zoológico Municipal

No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a Sema vai oferecer o curso de férias “Animazoo”, de 9 a 12 de janeiro, das 8h às 12h, voltado a crianças de adolescentes, de 9 a 13 anos. As inscrições devem ser feitas de 2 a 4 de janeiro, das 9h30 às 15h30, na Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Os pais ou responsáveis deverão apresentar, no momento da inscrição, uma cópia do RG ou Certidão de Nascimento da criança e/ou adolescente.

Com o tema “Harry Potter e os animais fantásticos do Zoo”, o curso tem como objetivo possibilitar que as crianças e adolescentes vivenciem uma experiência diferente no Zoológico Municipal de Sorocaba, com a junção entre o universo do famoso bruxo e o dia a dia do Zoo. Mais uma vez, o Animazoo contará com atividades lúdicas e o tradicional jogo final.

Serão disponibilizadas 80 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada, sendo 40 vagas para os dias 9 e 10 de janeiro e mais 40 vagas nos dias 11 e 12 de janeiro.

 

Mais atividades no Zoológico Municipal de Sorocaba

A programação educativa de férias do Zoológico Municipal ainda contará com mais duas atividades especiais: Conhecendo o Museu de Zoologia e Conhecendo os animais idosos do Zoo.

Nos dias 13 e 20 de janeiro (sábado), das 9h às 12h30, quem for ao Zoológico Municipal de Sorocaba poderá entrar no Museu de Zoologia e conhecer mais de perto seu acervo, composto por peças biológicas e animais taxidemizados (“empalhados”). A atividade tem como objetivo despertar a curiosidade sobre os animais e permitir aos visitantes perceberem que cada animal tem características únicas, de modo a sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade.

O Museu de Zoologia do Zoo de Sorocaba, inaugurado em 1988, conta com cerca de mil peças, como os famosos animais taxidermizados (popularmente conhecidos como “empalhados”), além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, ovos, bicos, entre outros.

Durante a visita, as pessoas verão de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro), o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente) e famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo, ou seja, parente do camarão).

Para a visita ao Museu de Zoologia, não há necessidade de inscrição, bastando estar presente no dia, horário e local. Será permitida a entrada de 20 pessoas, por vez, e a participação será por ordem de chegada. A duração da visita é de cerca de 30 minutos.

Já na atividade Conhecendo os animais idosos do Zoo, que ocorrerá nos dias 20 e 27 de janeiro (sábado), o público que visitar o zoológico poderá ver como é o tratamento carinhoso e especial que os animais do “Quinzinho de Barros” recebem. O intuito é tornar o público mais próximo do Zoo, gerando uma identificação com os animais e sensibilizando para a proteção da natureza.

Os animais que estão na natureza, geralmente, vivem menos tempo do que aqueles que estão sob cuidados humanos nos zoológicos. Isso porque os animais dos Zoos estão livre de predadores, possuem abrigo, passam por cuidados médicos frequentes e recebem uma alimentação de qualidade e balanceada.

No Zoo de Sorocaba, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o macaco mandril, o hipopótamo e o elefante, que podem ser considerados “idosos”, porque sua idade está próxima ou, até mesmo, supera o tempo de vida que é estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

A atividade ocorrerá em frente aos recintos das espécies em horários diferentes: às 9h30, o público poderá ver o elefante; às 10h30, os hipopótamos; e às 11h30, o macaco mandril. Para participar da atividade, o munícipe tem que estar presente no dia e horário, em frente ao recinto de cada espécie, sem necessidade de inscrição prévia.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

 

Parque da Biquinha

No Parque da Biquinha, crianças de 8 a 10 anos e seus familiares poderão participar da programação “Um dia de aventura no parque”, nos dias 5 e 6 de janeiro, das 8h30 às 15h30, com diferentes atividades lúdicas, como oficinas, trilhas e jogos cooperativos. A inscrição deverá ser feita no dia 3 de janeiro (quarta-feira), das 8h às 12h, no próprio Parque da Biquinha, com um documento da criança.

A ideia da Sema é envolver pais e familiares nas atividades, para que o conceito de lazer saudável seja incorporado nas famílias, proporcionando sensibilização e possíveis mudanças de hábitos nesse período de férias escolares das crianças, que normalmente acabam indo somente a locais fechados. A programação também visa incentivar uma maior integração entre as crianças, reduzindo o uso exagerado de dispositivos eletrônicos, como celulares e videogames, durante esse período.

Além de criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, o curso de férias também quer estimular que os participantes reconheçam e aprendam mais sobre as aves, mamíferos, insetos e anfíbios, promovendo uma conexão emocional com a natureza, além de incentivar que as famílias visitem ainda mais as áreas verdes da cidade, participando das atividades e eventos oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba.

A programação também contará com uma tarefa social de arrecadação de materiais escolares novos, como lápis de cores, cadernos, canetas, entre outros, que serão destinadas a entidades cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba.

De acordo com a Sema, serão disponibilizadas 40 vagas para cada dia, totalizando 80 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

 

Parque da Água Vermelha

De 16 a 19 de janeiro, das 8h às 12h, a Sema e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizarão o curso de férias “Guardiões da Natureza”, voltado a crianças de 6 a 9 anos, que contará com teatro, oficinas, trilhas, brincadeiras, jogos, entre outras atividades especiais. Os pais ou responsáveis deverão inscrever as crianças, nos dias 12 e 13 de janeiro, das 8h30 às 12h30, no Parque da Água Vermelha, com um documento da criança.

Promovido com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Consórcio Sorocaba Ambiental e do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera Sorocaba, o curso de férias tem como intuito proporcionar a conexão entre as crianças e também dos pequenos com a natureza, além de apresentar a elas os chamados “guardiões da natureza”, que são todos aqueles que atuam para a conservação das florestas e áreas verdes, de diferentes formas, como controlando pragas, plantando árvores, protegendo as florestas e protegendo as águas.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa.

 

Jardim Botânico

Por fim, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” preparou uma programação especial do “Férias no Jardim”, voltada a crianças de 8 a 10 anos, de 25 a 27 de janeiro. Os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição, a partir das 9h do dia 15 de janeiro, pelo link: http://tinyurl.com/feriasnojardim.

O objetivo será de proporcionar o contato com a natureza, com a realização de oficinas educativas e brincadeiras, além de ensinar conceitos importantes para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a importância da conservação ambiental.

Nesta edição, o “Férias no Jardim” ensinará aos participantes o que é preciso para construir um jardim exuberante e biodiverso, capaz de abrigar muitas formas de vida, proteger as águas, o solo, melhorar a qualidade do ar e o clima da cidade.

Em cada dia, serão realizadas atividades com temas diferentes. No dia 25 de janeiro, das 8h30 às 12h, a temática será “Cuidando da terra”. No dia 26 de janeiro, das 9h às 12h, será “Conhecendo as plantas”. Já no dia 27 de janeiro, das 9h às 12h, será “Convivendo com os animais”.

No dia 25 de janeiro, às 8h30, os pais participarão de uma reunião, momento em que também será lançado o projeto Sementinhas, que visa ser uma ação continuada de Educação Ambiental e estímulo ao contato com a natureza, por meio de um canal de comunicação com os pais ou responsáveis das crianças, oferecendo propostas de atividades, jogos, brincadeiras, conteúdos educativos e organização de encontros nos parques da cidade.

De acordo com a Sema, serão oferecidas 20 vagas para o “Férias no Jardim”, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br. O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.