NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde promove capacitação profissional em Vigilância Epidemiológica

Alinhamento das ações

Secretaria de Saúde promove capacitação profissional em Vigilância Epidemiológica


28/11/2023 |
20:30 |
109

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) realizou, durante toda esta terça-feira (28), a 1ª Capacitação em Vigilância Epidemiológica, voltada aos profissionais da rede pública municipal de saúde. O evento teve como objetivo promover o alinhamento das ações e atividades, visando capacitar e integrar a equipe da Vigilância Epidemiológica (DVS) e as Referências Distritais (DAS).  

“Realizamos um momento de alinhamento, voltado para a importância da vigilância epidemiológica em promover não apenas o papel de notificar, mas também da inclusão, investigação e produção de informações, em paralelo aos dois meios –  atenção básica e vigilância – através dessas portas de entrada”, revelou Danielle Melo, gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS-JP.  

A Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações que promovem a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco. Observando por este aspecto, surge a importância de entender a diferença entre a vigilância passiva, na qual é baseada na notificação de doenças pelo profissional de saúde e outros profissionais, da vigilância ativa, baseada na busca ativa de casos em prontuários, domicílios, escolas, creches e comunidades.  

Ao todo, participam da capacitação 47 profissionais, divididos entre técnicos da Vigilância Epidemiológica, assim como também das referências distritais.