NOTÍCIAS

Prefeitura realiza ação de diagnóstico do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa no ICV

Neste sábado

Prefeitura realiza ação de diagnóstico do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa no ICV


28/10/2023 |
14:00 |
98

A Prefeitura de João Pessoa realizou, neste sábado (28), dentro da programação do Outubro Rosa, 60 atendimentos voltados para pessoas que tenham algum tipo de diagnóstico relacionado a alterações nas mamas para que seja feito o acompanhamento ou encaminhamento ao tratamento, caso seja verificada a necessidade.  

As equipes do Instituto Cândida Vargas (ICV) realizaram busca ativa junto aos cinco Distritos Sanitários em João Pessoa, à procura destas pacientes para que passassem por consulta médica, exame de ultrassonografia das mamas e atendimento com mastologista.

Juliana Soares, diretora técnica do ICV detalhou o objetivo da ação e a importância de se realizar os exames preventivos e o trabalho para que o diagnóstico precoce seja tratado rapidamente.  

“O objetivo hoje é mobilizar as mulheres e sensibilizar a população pra linha de cuidado e de prevenção ao câncer de mama, que a gente atua com mais frequência no Outubro Rosa e a ideia da Cândida Vargas em acolher essas mulheres é que achar esse diagnóstico e ter acesso ao serviço de saúde é a prioridade da maternidade. A gente está num nível secundário da assistência e queremos que elas estejam totalmente acobertadas. A linha de cuidado precisa funcionar e a Cândida Vargas faz parte desse processo na média complexidade, ajudando também a base e a alta complexidade, trazendo essas mulheres pra cá, captando diagnóstico e incluindo as que precisam em numa lista de tratamento. Essa é nossa prioridade”, completou.  

Uma das pacientes foi Maria da Graça, que reside no Rio de Janeiro, mas está em João Pessoa para ficar mais perto dos pais idosos. Ela já teve câncer de mama e periodicamente faz o acompanhamento em sua cidade natal, porém decidiu procurar o posto de saúde próximo e foi encaminhada para realizar o exame e consulta na ação de hoje.  

“Estou na cidade para cuidar dos meus pais, mas fui ao postinho pra saber se havia possibilidade de atendimento para acompanhamento da minha saúde. Fui rapidamente atendida e encaminhada pra cá. Já fiz minha ultrassonografia da mama, passei pela consulta e está tudo perfeito. O atendimento que recebi em João Pessoa foi nota mil”, destacou.