NOTÍCIAS

SES atua junto aos municípios afetados pelas fortes chuvas – ACN

Desde que as chuvas volumosas atingiram Santa Catarina no início do mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) tem realizado esforços para apoiar os municípios afetados. Neste sentido, a secretária, Carmen Zanotto, esteve nesta segunda-feira, 16, reunida com prefeitos e secretários municipais da região do Alto Vale do Itajaí. Durante o dia, a gestora percorreu as cidades de Taió, Agronômica, Laurentino, Rio do Sul, Lontras, José Boiteux, Ibirama e Otacílio Costa, esta última localizada na região serrana. 

O objetivo foi visitar unidades de saúde e fornecer orientações sobre ações a serem realizadas em âmbito municipal. Na ocasião, a secretária reforçou seu compromisso em garantir que nenhum paciente seja perdido.

“Passamos por oito municípios onde eu, como secretária de Estado da Saúde, estive conversando com os secretários municipais de saúde e assistência social para orientar os encaminhamentos, falar sobre a vacinação e sobre os cuidados com relação as doenças que poderão vir a partir dessas enchentes, ou seja, o cuidado com a população para que a gente não perca nenhum paciente com leptospirose. É um trabalho contínuo, pois essa é a determinação do nosso governador Jorginho Mello”, informou. 

Durante suas visitas, a dirigente tranquilizou os gestores sobre o calendário da campanha de Multivacinação que foi lançada no último sábado, 14, e está programada para encerrar em 28 de outubro. A secretária assegurou que os municípios afetados terão a flexibilidade necessária para conduzir a vacinação de acordo com suas condições locais.

A gestora aproveitou também para orientar sobre o programa Vigidesastres, do Ministério da Saúde, que dá acesso a um kit com 32 tipos de medicamentos e 16 tipos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica de até 500 pessoas desabrigadas ou desalojadas, por um período de três meses. A SES, por meio da Vigilância Sanitária, está organizando as orientações e a viabilidade para a solicitação dos kits.

Segundo o relatório da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda-feira, 126 municípios emitiram decretos de situação de emergência em resposta às fortes chuvas.