NOTÍCIAS

Centro Cultural Solar Ferrão recebe exposição em homenagem às tradições da irmandade negra da Bahia

Foto: Fernando Barbosa/Ipac-BA

Para celebrar a festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e do Encontro de Irmandades Negras Católicas no Brasil, o Centro Cultural Solar Ferrão, equipamento cultural administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult), vai receber, na tarde desta sexta (6), a exposição Ancestralidade, memória e devoção: salvaguardando tradições da irmandade negra da Bahia. A visitação é gratuita e fica à disposição até 31 de outubro.

A mostra é promovida pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos e busca disseminar a história, a cultura e a religiosidade do povo negro na cidade de Salvador. Durante a abertura, às 16h, haverá uma homenagem a personalidades que, de forma persistente e firme, vem contribuindo em diferentes espaços sociais para preservar, fomentar e divulgar os mais de trezentos anos de história da Irmandade.

O Centro Cultural Solar Ferrão está localizado no Centro Histórico da capital baiana, na Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Mais informações: (71) 3116-6743.

Mais exposições

O público também pode aproveitar para conferir as exposições ‘Brasil Futuro: As Formas da Democracia, Pelos Caminhos da Independência’ e ‘Caboclo, Dois de julho: resistência e identidade popular na Bahia’, além de outros espaços culturais administrados pelo Ipac no Centro Histórico, como o Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, sempre de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

O Ipac é uma autarquia vinculada à Secult e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Ipac