FCS Brasil
Notícias [+] Lidas
07/01/2017   

VCG pede revisão de planilha e transporte público pode ficar mais caro em Ponta Grossa

Blog da Mareli Martins diz:

Como já era esperado, a Viação Campos Gerais (VCG), empresa que tem a concessão do transporte coletivo de Ponta Grossa, solicitou a revisão da planilha de custos e, com isso, pode ocorrer aumento no valor da tarifa do ônibus. Mas vale lembrar que esse reajuste será solicitado à prefeitura de Ponta Grossa.

Sendo assim, a ‘canetada’ final, é de total responsabilidade do prefeito Marcelo Rangel (PPS). O prefeito tem o poder de barrar este aumento que incidirá diretamente nos usuários do transporte coletivo. Atualmente a tarifa custa R$ 3,20.

O pedido de revisão da planilha de custos foi encaminhado pela empresa à Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e será avaliado também pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT).

Quando o assunto é aumento da tarifa sempre vem à tona a tal da conversa de que “o número de passageiros diminuiu”. Para apresentar estes dados, a VCG, utiliza um cálculo chamado de IPK, que calcula o índice de passageiros por quilômetro rodado.

Historicamente, ao pedir aumento da tarifa, a empresa costuma apresentar dados que apontam redução no número de usuários.

Mas o principal ponto é que falta transparência em relação a estes dados. Não há comprovação efetiva dos números que a empresa apresenta. Ou seja, não se sabe ao certo qual é o real número de usuários que utilizam o transporte. O pior é que os prefeitos acabam concedendo o aumento no valor da tarifa mesmo sem a comprovação destas informações.

O papo é sempre a mesmo e os problemas também. Basta utilizar ônibus nos tradicionais horários de pico para perceber o transporte lotado, a falta de segurança e inúmeras reclamações dos usuários. Em relação ao preço cobrado hoje, R$ 3,20, já é possível dizer que ele não corresponde à qualidade do serviço prestado.

Resta saber agora se o prefeito Marcelo Rangel vai acatar o pedido da empresa ou vai ficar da lado da população que o reelegeu. (CONHEÇA O TRABALHO DA JORNALISTA MARELI MARTINS ATRAVÉS DE SEU BLOG NA INTERNET)





ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, os quais poderão responder judicialmente e não representam a opinião deste site. Se achar algo ofensivo, marque quem comentou e denuncie.



Sugeridos

© Todos os direitos reservados

X