FCS Brasil
Eli Corrêa Fernandes
22/06/2015   

Administração e o Consultor Gino Lucas

Prudentópolis-PR

Com a cassação do prefeito então afastado judicialmente do cargo, o engenheiro agrônomo ADELMO LUIZ KLOSOWSKI, filho desta terra, em data de 05/06/2015, acabou consolidado pela Câmara Municipal de Vereadores no cargo de Prefeito do Município de Prudentópolis.

Quando assumiu provisoriamente a função de Prefeito, como Vice Prefeito, em data de 13/02/2015, Adelmo firmou importante compromisso com o povo, de resgatar a decência, eficiência, transparência, honestidade, legalidade, moralidade e respeito ao dinheiro público, na administração municipal.

Dentre tantos, por exemplo, um dos principais problemas encontrados foi na área de Licitações, onde a maior parte dos procedimentos era feita de forma equivocada. Muitas dispensas de licitações, muita decretação de situação de emergência, quando o certo seria o processamento de licitação normal.

Acrescente-se ainda os processos licitatórios concluídos, que se encontram sob investigação judicial e que foram suspensos pela atual administração.

No setor de compras fazia-se, em alguns casos, compra direta quando o correto seria através de processo licitatório. Para ajudar a corrigir tudo isto, indispensável a assessoria de uma pessoa habilitada, com grande conhecimento na área. Foi aí que o ex prefeito Josué Corrêa Fernandes (Zito) indicou ao prefeito Adelmo a pessoa de Gino Lucas Scherdien, advogado e consultor jurídico, especialista em Direito Público Municipal, que sempre foi o seu braço direito nas ocasiões em que exerceu o cargo de Secretário Municipal de Administração e Negócios Jurídicos do Município de Ponta Grossa.

Então, esta pessoa com larga experiência e atuação na área de administração municipal, ficará até o final deste ano, atuando como Consultor Jurídico e Administrativo junto à Administração Municipal liderada pelo Prefeito Adelmo Klosowski. Tem prestado relevante serviço de consultoria e assessoria, evitando que os gestores municipais incorram em procedimentos equivocados, como acontecia anteriormente.

E o peso desta atuação tem gerado comentários maldosos, que o Gino está atravacando a administração, que ele é quem manda na Prefeitura, que as coisas andam devagar por culpa dele, etc. Na verdade, não é fácil se corrigir procedimentos antigos, viciados, equivocados, pois o dinheiro público não é dinheiro particular, que a pessoa pode utilizar da forma que quiser.

O uso do dinheiro público requer cautela, justificada e comprovada finalidade de interesse público, e obediência às formalidades legais. Por estas e por outras, e basicamente pelo fato do mesmo trabalhar em uma mesa ao lado da minha, no gabinete de Secretário Municipal de Administração e Procurador Geral do Município, cargo que exerço, tenho conhecimento e autoridade para esclarecer que o senhor Gino Lucas Scherdien, ao contrário dos comentários maldosos, tem sido um eficiente Consultor Administrativo e Jurídico para a administração municipal, ajudando a corrigir práticas e vícios antigos, totalmente equivocados.

E é claro: não é ele o Prefeito, e muito menos ele quem exerce as funções de todos os Secretários Municipais. Ele tão somente assessora e emite pareceres sobre os inúmeros assuntos que são levados a sua consideração. E as decisões, após as devidas considerações dos Secretários Municipais de cada área, são tomadas pelo Prefeito.

E ponto final. O restante fica por conta dos opositores de plantão e daqueles que tentam resistir às mudanças preconizadas pelo Prefeito Adelmo e sua equipe, cujo objetivo único é resgatar a decência, eficiência, transparência, honestidade, legalidade, moralidade e respeito ao dinheiro público, na administração municipal.

*Eli Corrêa Fernandes escreve na coluna Blogs e Opiniões desde 02/02/2013 e suas opiniões, assim como as dos demais colunistas, não representam a linha editorial do FCS Brasil.


COMENTE ESTE E OUTROS POSTS NA FAN PAGE OFICIAL NO FACEBOOK: www.facebook.com/fanpageoficialfolhacentrosul








Advogado inscrito na OAB/PR sob nº 007155, formado pela PUC/PR. Egresso do movimento estudantil secundarista (UPES) e universitário (DCE-Puc, 1o Presidente eleito pelo voto direto - em 1974). Quando universitário, Assessor Especial do Secretário de Justiça do [+]Leia Mais

Arquivos

2017

2016

2015

2014

2013

Mídia Do Povo Brasileiro!

Mídia Do Povo Brasileiro!

×

Sugeridos

© Todos os direitos reservados

[email protected]

X