FCS Brasil
O Iluminista
15/05/2014   

Opinião de Leitor: por que não torcerei pelo Brasil na Copa do Mundo

REVEJA: FIFA LUCRARÁ BILHÕES COM A COPA NO BRASIL

*Autor: Fabio Andre Marchi de Campo Grande (Mato Grosso do Sul)

Desde criança, eu me considero um patriota. Nascido em 1973, eu cresci em uma época onde era voga a disciplina e conceitos filosóficos que enalteciam profundamente o sentimento patriótico dos seus cidadãos.

Aprendi a respeitar a minha bandeira, o Hino Nacional e seu significado e até mesmo cultivar aquele nobre sentimento de - se for necessário - morrer para defender o seu país de origem.

Dificilmente as gerações atuais serão tão ou mais patriotas do que a minha e as anteriores. Fomos os últimos - pois noto que esse sentimento não existe mais. Consumimos a cultura globalizada como se fosse a nossa, sem medidas ou restrições. O que é do mundo, é nosso. O que é nosso, é do mundo.

Para as gerações atuais, hoje talvez isso soe como babaquice - mas para um americano médio, por exemplo - são seus VALORES pátrios. Há uma grande diferença no nosso estilo de vida e no deles, não é mesmo?

Pois saibam que esse sentimento de patriotismo, esse sentimento de desprendimento pessoal para vivificar algo maior, em uma comunidade de conterrâneos com os mesmos fins - foi justamente o elemento motivador do desenvolvimento da civilização humana.

Ao amar seu local de origem a ponto de dar a sua vida por ele, centenas de países macularam sua história com o sangue dos seus antepassados, lutando por LIBERDADE, HONRA, DESENVOLVIMENTO.

Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Itália, Rússia e muitos outros países - todos, sem exceção - passaram por períodos turbulentos em sua História, repletos de muitos sacrifícios - para poder oferecer um BEM MAIOR aos seus contemporâneos e às gerações futuras.

Nós, brasileiros - ao contrário - jamais passamos por isso. Nunca lutamos pela nossa liberdade. Nunca derramamos nosso próprio sangue em proporções dantescas. Nossa independência foi comprada de Portugal. Covardemente destruímos o Paraguai (instigados pela Inglaterra), que não nos ameaçava de forma alguma.

Entramos na Segunda Guerra Mundial que não ocorreu em nosso território. E as revoluções internas sofridas ao longo da nossa história jamais tiveram o impacto generalizado que uma Guerra Civil Americana teve, por exemplo.

Somos pacíficos, dóceis e acomodados. Nosso DNA não contém a lembrança genética dos horrores de uma guerra em escala continental. Talvez, por isso, não valorizamos a nossa liberdade, a nossa democracia, os nossos valores e os nossos impostos - tudo na nossa História veio fácil demais, da forma mais burocrática possível.

E porque eu disse tudo isso acima, para falar de uma Copa do Mundo? Porque o FUTEBOL é uma paixão cultural Brasileira. Não criamos o Futebol, mas nos apossamos dele como se nosso fosse.

Por ser um esporte de fácil acesso ( um par de meias emboladas e dois pares de chinelo de dedo já são mais que suficientes ), enraizou-se no gosto popular.
Nós sabemos disso. E eles também sabem disso.

Como qualquer PAIXÃO, é uma atividade CEGA. As brigas, desavenças e términos de amizades por causa do FUTEBOL são inúmeras. O absurdo é tanto que até matam pela honra de um Time que nem sonha com a existência individual de cada um dos seus torcedores.

E eles sabem disso.

Sendo assim, quando a maior paixão brasileira ( ao lado de belas mulheres, Samba, Cerveja, Praia e Carnaval ) precisa ser avaliada internacionalmente em um torneio mundial - aí sim, desperta-se o sentimento patriótico no coração verde-amarelo. É a NOSSA GUERRA, do jeitinho que o brasileiro gosta: segurando uma lata de cerveja, na frente da TV.

O mesmo sentimento que deveria ser evidente em toda a nossa existência nesta terra brasilis, ao ver direitos sendo violados, compras superfaturadas, corrupção correndo solta pelos corredores do poder e a injustiça social sendo maquiada com cartões-esmola - sentimento esse que deveria ser levado no coração, nas urnas - apenas acorda, tardiamente, para uma PARTIDA DE FUTEBOL.

E eles sabem disso.

Sabendo disso, os mandatários do poder durante SETE ANOS saquearam este país de todas as formas. MUITA gente morreu, com hospitais que não foram construídos. MUITA gente adoeceu, com leitos e profissionais que não foram contratados. MUITA gente não cresceu na vida, com escolas que jamais saíram do papel. MUITA gente entrou para a vida criminosa - pois sem desenvolvimento, sem oportunidades.“Nunca antes na história deste país” a nossa nação foi tão assolada, dilapidada, extorquida, exaurida e estuprada por corsários que tomaram de bote as rédeas das finanças públicas.

Até mesmo um dos nossos “orgulhos nacionais”, a Petrobrás - foi duramente assaltada a ponto de beirar a falência. Perdemos 8.000 profissionais de uma área onde o capital humano é disputadíssimo no meio internacional. Em breve deixaremos de ser líder na exploração de águas profundas. Agora é a vez dos Correios. E por aí vai.

Mas eles só fizeram tudo isso porque sabem que o BRASILEIRO MÉDIO deseja a COPA. É a paixão nacional, lembra-se? Eles sabem que - ainda a contragosto - na HORA DA COPA, tudo será esquecido, tudo será perdoado, na HORA que tocar o HINO NACIONAL - ainda mais se o BRASIL FOR CAMPEÃO. Se isso acontecer, será a GLÓRIA dos CORRUPTOS. Será a bênção final para a IMPUNIDADE. Nada mais importará, pois o BRASIL será HEXA! O “sacrifício” das obras superfaturadas terá valido a pena.

Ou vocês acham que o resultado será diferente, vindo de um povo que ACEITA TRABALHAR VOLUNTARIAMENTE - DE GRAÇA - em uma Copa onde CORRUPTOS e EMPREITEIROS estão embolsando BILHÕES - tudo em nome de uma paixão nacional? Não amigos. Eu não torço pelo BRASIL nesse campeonato que é um atestado-modelo de BABAQUICE para o povo brasileiro.
Não é fácil para mim dizer isso. Já tive todas as camisetas da seleção ao longo da minha vida. Já completei muitos álbuns de figurinhas ( e algumas cáries de tanto mascar chiclete, para completar meus álbuns ).

Já ri e chorei muito pelo meu Brasil em muitas Copas. Mas agora é diferente.
A minha esperança é que, com a DERROTA do BRASIL na Copa do Mundo, o povo finalmente saia dessa HIPNOSE COLETIVA, dessa CATARSE NACIONAL provocada por essa paixão absurda e insana e finalmente VEJA com SEUS PRÓPRIOS olhos que nada disso valeu a pena. Nada.

Que ele veja que os estádios não salvarão vidas, não abrigarão médicos, não farão tratamentos, não alimentarão bocas, não ensinarão crianças a saírem da pobreza para uma riqueza REAL.

Que ele veja com a clareza da luz da sabedoria provocada pela desilusão quem são os corruptos, quem é o verdadeiro INIMIGO, quem é que o chicoteia e o mantém no CABRESTO todos os dias.

Pois se isso acontecer, então uma derrota em uma Copa do Mundo será o menor dos sacrifícios, nessa guerra silenciosa, covarde e suja que vivenciamos todos os dias - e então sim, essa Copa terá valido a pena.

Caso contrário, mergulharemos novamente no sombrio caminho da impunidade e da corrupção por MAIS QUATRO ANOS - pelo pão e circo pintados de verde e amarelo.
Vamos Argentina! Vamos Itália! Vamos Alemanha, França, Estados Unidos, México! Qualquer um! Conto com vocês, para salvar o MEU Brasil!! "



COMENTE ESTE E OUTROS POSTS NA FAN PAGE OFICIAL NO FACEBOOK: www.facebook.com/fanpageoficialfolhacentrosul








Somos realistas e meritocratas, apenas isso. As grandes coisas feitas pela humanidade não seriam possíveis, sem trabalho, esforço, sangue, suor, Meritocracia. Jamais! O socialismo, o comunismo e todos os sistemas políticos e filosóficos já ultrapassados [+]Leia Mais

Arquivos

2017

2016

Dezembro

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2015

Dezembro

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2014

Dezembro

Novembro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2013

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Mídia Do Povo Brasileiro!

Mídia Do Povo Brasileiro!

×

Sugeridos

© Todos os direitos reservados

X