FCS Brasil
Eli Corrêa Fernandes
26/02/2014   

O perigoso celular no trânsito

O Código de Trânsito brasileiro, a Lei Federal no 9.503, de 23/09/1997, em seu Capítulo XV, das Infrações, no artigo 252, inciso VI, assevera que constitui infração de trânsito média, punida com multa, dirigir o veículo, utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular.

O texto legal prevê dois comportamentos infracionais: 1º) utilização de fones nos ouvidos, havendo a necessidade de conexão a aparelhagem sonora, ainda que virtual, por Bluetooth; e 2º) utilização de telefone celular, pouco importando se com fone de ouvido, segurando em uma das mãos, apoiado no ombro etc., e, ainda, independente se a utilização destina-se a falar, enviar uma mensagem de texto ou ler informações do aparelho.

O brasileiro, no entanto, é muito imprudente, e não está nem aí para a punição desta infração de trânsito. Porém, a dita punição deverá ser agravada, aumentando consideravelmente o valor da multa e impondo perda de pontos na carteira do motorista. Pergunto eu: é tão difícil parar o veículo, encostar ao lado e daí atender, falar no celular? É um procedimento que com certeza evitará acidentes, pois quem está dirigindo, quem se encontra ao volante de um carro, não pode ter a sua atenção desviada por nenhum motivo.

E não venham me dizer que atender celular enquanto se dirige um veículo, não desvia a atenção! Então, é bom os colegas motoristas que tem a mania de falar ao celular enquanto dirigem, irem mudando de hábito, pois aumentará consideravelmente a punição e também a fiscalização.

Experimente que você se acostuma: se tocar o celular, encoste o carro e daí atenda. Se tiver que ligar para alguém ou mandar uma mensagem, encoste e carro e vá em frente. Sem dúvida, evitará eventuais acidentes de trânsito!

           

 



COMENTE ESTE E OUTROS POSTS NA FAN PAGE OFICIAL NO FACEBOOK: www.facebook.com/fanpageoficialfolhacentrosul








Advogado inscrito na OAB/PR sob nº 007155, formado pela PUC/PR. Egresso do movimento estudantil secundarista (UPES) e universitário (DCE-Puc, 1o Presidente eleito pelo voto direto - em 1974). Quando universitário, Assessor Especial do Secretário de Justiça do [+]Leia Mais

Arquivos

2017

2016

2015

2014

2013

Mídia Do Povo Brasileiro!

Mídia Do Povo Brasileiro!

×

Sugeridos

© Todos os direitos reservados

[email protected]

X