FCS Brasil
Notícias [+] Lidas
19/03/2014

Nasa afirma que a humanidade entrará em colapso nas próximas décadas

Não precisa nem ser um gênio para ver que a humanidade caminha para o caos...

A humanidade está na iminência de um colapso por conta da instabilidade econômica e do esgotamento dos recursos naturais.

Reveja: Relatório aponta que a Terra poderá ser inabitável até o ano 2100

Reveja: Stephen Hawking diz que a humanidade precisa 'procurar outros planetas' se quiser sobreviver

Reveja: Vírus, musgos e outros começam a reviver em função do derretimento das calotas polares

Essa foi a conclusão de um estudo financiado pela Nasa, a agência espacial norte-americana. Com o uso de modelos matemáticos a agência norte-americana previu o colapso do planeta Terra mesmo quando eram feitas estimativas otimistas, segundo o jornal britânico Independent.

Usando como modelo o colapso de antigas civilizações, como Roma, Gupta (indiana) e Han (chinesa), a Nasa concluiu que a elite da atual sociedade elevou o padrão de consumo a níveis preocupantes, disparando um alerta de colapso da nossa civilização baseada em cidades e na industrialização.

"Esse ciclo de crescimento-colapso é recorrente na história da humanidade", explica o matemático Safa Motesharri.

Motesharri e sua equipe exploraram diversos fatores capazes de causar a extinção da sociedade, como as mudanças climáticas, o crescimento populacional, por exemplo.

Os pesquisadores descobriram que a junção desses fatores, aliada à escassez de recursos e a divisão da sociedade entre elite e massas termina por destruir esse arranjo social.

Assim aconteceu em todos os impérios da Antiguidade, explica o cientista.

Entretanto, o cientista não considera o fenômeno irreversível. Para evitar o colapso da sociedade, o cientista diz que será necessária uma ação das verdadeiras elites para restaurar o equilíbrio econômico e do uso dos recursos naturais - essa é a única maneira de deter o impacto da ação humana sobre o meio ambiente.

E aí, você também acha que estamos a caminho de destruir nossa sociedade? Comente no Facebook do FCS Brasil.

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, os quais poderão responder judicialmente e não representam a opinião deste site. Se achar algo ofensivo, marque quem comentou e denuncie.

A FARRA DE TEMER