FCS Brasil
Notícias [+] Lidas
08/11/2016   

ALEP-PR recebe voluntários que trabalham para ajudar quem precisa de doação de medula óssea

Na segunda-feira (07), voluntários da ONG Você Consegue estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a convite do deputado estadual Marcio Pauliki.

A entidade auxilia pacientes com doenças congênitas e adquiridas do sangue que precisam de um doador de medula óssea. Um dos temas discutidos foi a portaria 844/2012, criada pelo ex-ministro Alexandre Padilha, que limita o número de testes de material genético para doadores voluntários de medula óssea.

A portaria 844/2012 estabelece que, em todo o país, podem ser realizados apenas 267 mil testes. Na região de Ponta Grossa, seriam apenas 100.

“Mesmo que sejam realizadas campanhas de conscientização, os hemocentros não farão o cadastro de doadores.

A portaria limita a única forma de encontrar um doador compatível”, explica o deputado estadual Marcio Pauliki.

O parlamentar se comprometeu a intervir junto ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros e ao Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto para tentar reverter a decisão.

“Milhares de pessoas, desde bebês à idosos, sofrem de doenças hematológicas onde a única chance de cura é o transplante de medula óssea, onde a única esperança de vida é o gesto de amor do seu próximo. Não bastasse a luta diária dos pacientes com rotinas exaustivas de dor, de quimioterapias, e tratamentos agressivos, a dificuldade de se encontrar um doador compatível, nos deparamos ainda com uma norma imposta pelo Ministério da Saúde, que restringe a quantidade de doadores de medula óssea no Brasil”, enfatiza Josefa Schimit, fundadora e presidente da ONG Você Consegue.

(Com Assessorias)





ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, os quais poderão responder judicialmente e não representam a opinião deste site. Se achar algo ofensivo, marque quem comentou e denuncie.



LADRÕES CÍNICOS

BUKOWSKI

Sugeridos

© Todos os direitos reservados

X